Shofar

A festa das trombetasDeus tem um plano redentivo que se revela nas Festas do Senhor. Ou seja, as Festas têm para Israel um sentido histórico, e para a Igreja, um sentido profético.

As festas do senhor
"Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do senhor, que proclamareis, serão santas convocações:são estas as minhas festas."

Festa das trombetas - Levítico 23:23-25

" Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhumaobra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor."
Sete é o número especial de Deus - indica integralidade e a perfeição.
Há sete festas do senhor ( 1) PÁSCOA; 2) ASMOS; 3) PRIMÍCIAS; 4) PENTECOSTES; 5) TROMBETAS; 6) EXPIAÇÃO; 7) TABERNÁCULOS ). A festa das trombetas ocorre no sétimo mês, e neste estudo nós verificaremos na Palavra de Deus, que há sete selos, sete trombetas e as sete últimas pragas envolvidas nesta profecia que começa com esta festa especial das trombetas.

As Trombetas De Prata!

Observe que esta festa é um "memorial com os sonidos de trombetas" (Lev.23:24).
Deus mandou Moisés fazer duas trombetas de prata e deviam ser usadas: "para convocar a congregação e para a partida dos arraiais" Também deveriam ser tocadas quando fossem sair para pelejar contra inimigos, então Deus se lembraria deles e os livraria dos inimigos (Números 10:2-3;9). Também deveriam ser tocadas em dias de celebração, de alegria, nas solenidades, e no início de cada mês, e ainda quando houvesse sacrifício no holocausto. (Números 10:10)

O Shofar!
Havia também uma outra trombeta que deveria sonir na festa das trombetas,e deveria ser uma trombeta especial feita de chifre chamada um "Shofar".
Conforme dissemos no início, o shofar é mencionado na Bíbliaaproximadamente 70 vezes e traduzido para o português como "trombeta" ou "corneta".
O shofar é usado também como um alarme da guerra: "Tocai a trombeta (shofar) em Sião, e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo." Joel2:1
Como Jeremias reagiu quando ouviu o som do shofar? "Ah! meu coração! meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! as paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta (shofar), oalarido de guerra." Jeremias 4:19
Jeremias ficou cheio de medo com o som do shofar retinido como alarme para guerra, significando que a morte e a destruição estavam próximas.
É este aviso da guerra que dá à festa das trombetas um toque de seriedade e de solenidade!

Por que Guerra?
Por causa da desobediência e do pecado do povo. O Livro de Jeremias está repleto de citações a respeito das razões do juízo e de palavras proféticas conclamando o povo ao arrependimento.

Por que Profecias?
Para que haja arrependimento e "então" possamos receber novamente as bênçãos de Deus (Ler Deuteronômio 28). As profecias bíblicas sobre a Casa de Judá se cumpriram. Um exemplo de o que acontece quando há arrependimento, vemos na história do profeta Jonas. (Jonas 3:10).

O fim dos tempos!

A Festa das Trombetas é também profética, e tem a ver com segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos!
Em Mateus 24:3 os discípulos perguntam a Jesus quando aquelas coisas profetizadas haveriam de acontecer, e que sinal haveria da vinda do Senhor, e da consumação do século...
O primeiro sinal que Jesus deu foi o de falsos profetas que tentariam iludir o povo.
Os sinais seguintes que Jesus revela são: guerras, fomes, pestilências, e terremotos: (Mateus 24:6-8 ).
Jesus continua com o sinal da Grande Tribulação: "porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais."

E depois Ele fala da sua volta afirmando:
" Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." - Mateus 24:29-31
Jesus voltará em um tempo de guerra mundial! O toque do shofar (trombeta) também se faz em tempo de guerra!
Este é o tempo em que o Senhor está levantando o Tabernáculo de David (Atos 15:16) - É o tempo em que o Senhor está estendendo a Mão para resgatar o restante do seu povo (Isa. 11:11) É o tempo de se buscar a ovelha perdida (Ezeq. 34:1-14).
Quando este tempo se completar "Naquele dia se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém." (Isaías 27:13)

Israel será resgatado ao som da TROMBETA (shofar) na segunda vinda de Cristo.

Shofar